História do site

Quando tudo começou

O Portal do Humor começou com um site relativamente pequeno, como a maioria dos sites existentes atualmente na Internet, em Junho de 2005, com pouco conteúdo (conteúdo ruim) e bem simples, como visto na screenshot abaixo:

Primeira versão do site

Mas o visual não era o problema maior, mesmo sabendo que às vezes tenho ânsia de vomito quando vejo esta imagem. O conteúdo também era horrível, principalmente o da página inicial, com textos que, se publicados no site atual, seríamos banidos da internet, pela justiça. Veja a notícia exposta na screenshot vista acima:

"Em breve o Portal do Humor estará pronto com muitas novidades! A previsão é de que o site seja inaugurado dia 19/06/2005, Domingo."

E o tempo passou, com esta mesma mensagem durante alguns meses, até que em Dezembro resolvemos tomar vergonha na cara e tornar o site Portal do Humor uma realidade na web. Na primeira semana de Dezembro, como estávamos duros de grana, resolvemos hospedar o site em um servidor gratuito para assinantes do provedor UOL, que suportava apenas a linguagem de marcação básica, o HTML e a folha de estilos CSS.

Destaques do mês!

Não foi uma má idéia, tanto que na segunda semana do site, quando tivemos a idéia de atualizar o site, nos surpreendemos quando vimos aquele site com um design péssimo como um dos "Melhores sites de Dezembro de 2005"; esse foi o pontapé inicial para termos vontade de continuar com o site e estarmos aqui, enchendo o teu saco com este texto ridículo. Em razão do destaque, mesmo que numa seção escondida do provedor UOL, nossas visitas foram subindo pra cima (não poderia ser pra baixo) em mais de 1500%.

Modificações básicas no conteúdo

Depois desta fase, nós recebemos algumas sugestões de leitores para deixar o site menos horrível. Publicamos alguns textos que estão no ar até hoje, como a História do site (que você está lendo agora mesmo) e o Quem somos, uma seção mais ou menos humorística informando como vivem os donos do site. Logicamente não é uma situação real, caso contrário eu não estaria nem com um computador para escrever um texto deste tipo.

O adeus à hospedagem gratuita

Já em Fevereiro de 2006, quando já estávamos na sexta versão do site, foram surgindo vários problemas com nossa hospedagem, pois ela não suportava nenhum tipo de linguagem de programação dinâmica (os famosos ASP, Perl, PHP e vários outros, este último, inclusive é a que o site usa atualmente), dificultando e muito a inclusão de novos conteúdos e atualizações. Em razão disso, nosso atual programador, Danilo, resolveu pagar uma hospedagem profissional para hospedar o site, a HostNet Internet, porém ainda com subdomínio gratuito. O resultado disso tudo é que tivemos muito mais atualizações diárias, afinal ele fez alguma coisa que presta, como estudar PHP.

O Portal do Humor.com.br e a criação de nova seção

Em Abril de 2006, o site entrou no ar com uma nova versão e com novo domínio, desta vez próprio, o portaldohumor.com.br, que provavelmente é o endereço pelo qual você acessa o site, e resolvemos adicionar uma nova seção inútil, que é o que chamamos de Piadas menos clicadas. Incrível, não?

A proposta de parceria

Felizmente, para os nossos visitantes, em Julho de 2006 tivemos vários problemas de site fora do ar e erros constantes com o banco de dados. Até que, no final deste mesmo mês, surgiu uma proposta de parceria com uma empresa de hospedagem de sites, a RedesBr, que é o lugar que estávamos até o começo de Setembro.

DreamHost

Como estávamos hospedados na RedesBr em razão de uma parceria, sem nenhum custo entre ambas as partes, resolvemos sair de lá e contratar uma hospedagem internacional com limites que suportassem a quantidade de tráfego e espaço que o site deveria usar no futuro, pois hospedagem com servidores no Brasil é um tanto limitado e caro, como não somos tão vagabundos assim, resolvemos tomar vergonha na cara e não prejudicar pessoas que ajudaram tanto o site. Fui profundo nessa, hein?

Mas, como nem tudo são flores...

Nossa hospedagem começou a ficar bastante instável, deixando o Portal do Humor muito lento em horário de pico de visitas. Muitas vezes, uma página simples do Portal do Humor era processada pelo servidor em mais de 40 segundos, sendo que o normal é não passar de 0,2 segundos. Por isso, foi colocada várias vezes a hipótese de o site ter um servidor dedicado, mas acabamos voltando atrás, pela praticidade de não ter que configurar um servidor numa hospedagem compartilhada. Procuramos várias opiniões sobre a HostDime, nossa hospedagem atual, e fizemos vários testes com o servidor, que se mostrou bastante estável e rápido, atualmente suportando muito bem nossa carga de quase 40000 páginas vistas diárias e 6 GB de tráfego por dia.

Mas, como nem tudo são flores...²

Mas acabamos tendo que assinar um servidor dedicado. A atual hospedagem nos fez um convite para migramos para um dedicado pois o Portal do Humor estava fazendo os outros sites hospedados no mesmo servidor ficarem lentos. A migração foi um sucesso! Agora estamos rodando sobre um servidor 100% dedicado ao Portal do Humor.

Outro dedicado... Em outra empresa.

Pois é, tempos depois de migrar para um dedicado, fomos forçados a migrar pra outro, pois este tinha uma configuração muito baixa e não estava agüentando o site, e como o preço de servidores parrudos aqui no Brasil ainda é salgado, optamos por uma empresa estrangeira, ótimo! Preço bom e qualidade no que faz.

Fim? Acho que não...